A NOSSA ABORDAGEM

A sustentabilidade é um caminho e não uma meta a atingir. Para as organizações é também um caminho que deve definir e avaliar como um todo as dimensões ambientais e sociais da sua actuação, através de uma abordagem transparente e responsável.

Esta secção partilha os elementos chave da abordagem que o FHAIR definiu para levar a cabo a sua missão de cuidar do seu cabelo e realçar a sua beleza com base em práticas éticas, responsáveis e justas para com as pessoas e meio ambiente.

Os elementos chave do FHAIR são: os produtos que utilizamos e a razão da sua escolha; a atenção que damos à cultura e ambiente de trabalho, e consequente bem-estar da equipa; e o impacto ambiental e social que temos e queremos vir a ter, tanto dentro como fora do salão.

A tomada de decisão para trabalhar com determinados produtos e marcas resulta de uma avaliação ponderada dos seguintes critérios:

• necessidades do cliente;
• qualidade do produto;
• composição do produto;
• integridade da marca (missão, valores, transparência da actuação);
• presença no mercado português (disponibilidade, relação preço/custo, abordagem e integridade do fornecedor);

A nossa ambição é garantir um serviço de alta qualidade onde se usa produtos com ingredientes preferencialmente orgânicos ou de origem não-sintética, de forma a reduzir a exposição da pele e do corpo a produtos químicos, assim como trabalhar com produtores e fornecedores que atuem de forma socialmente responsável. Não temos exclusividade de marcas, pois acreditamos que a transformação do sector cosmético é um processo dinâmico e que precisa da colaboração de todos os seus actores.

Em seguida apresentamos as marcas com quem estamos a colaborar actualmente, através de um apanhado dos elementos que nos levaram à sua escolha.

História, Missão & Valores

– Manifesto "Beleza Sustentável":

Marca familiar Italiana de cuidados de cabelo com presença em mais de 70 países, que se guia pelo princípio de beleza sustentável capturado no seu manifesto.

– Carta Ética:

Código de conduta da marca, que apresenta e descreve um conjunto de valores profissionais que definem beleza na vida profissional.

Ingredientes & Produção

– Ingredientes:

88% a 95% ingredientes derivados de origem natural;

97% a 98% ingredientes biodegradáveis;

– Guia de Pesquisa:

Nos laboratórios da marca, os investigadores orientam-se por um guia de pesquisa que os permite criar fórmulas de alta eficácia e inovadoras, mas também seleccionar os melhores ingredientes de acordo com o ideal de sustentabilidade Davines.

Alavancas para Impacto

- Projectos de Sustentabilidade:

Concepção, apoio ou coordenação de várias medidas e projectos de sustentabilidade ambiental e social associados à marca, e aos seus clientes e à sua actuação (por ex. Produtos e salões “impacto zero”; embalagens ecológicas; concurso de eco-salões);

- Certificação B-Corporation®:

No final de Novembro de 2016, o grupo Davines com as suas duas marcas – Davines e [comfort zone] – tornou-se numa B Corporation®, um novo tipo de empresa que atende aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade.

História, Missão & Valores

- Filosofia “Good Nail”:

Marca Parisiense de vernizes de nova geração que alia ética e fórmulas ecológicas a cores vibrantes inspiradas na moda.

“DETOX, COR, MODA”: Unhas mais saudáveis com cor, dia após dia, e com o decorrer das estações e da moda.

Ingredientes & Produção

- Unhas não tóxicas:

Até 90% de ingredientes derivados de origem natural.

Fórmula “10 Free”: sem adição de Tolueno, Formaldeído, DiButilFtalato (DBP), Cânfora Sintética, Trifenil Fosfato (TPHP), Parabeno, Xileno, Estireno, Benzofenona-1, Benzofenona-3

Desafios da Profissão

A profissão de cabeleireiro é uma profissão difícil e exigente, que causa vários impactos na saúde dos seus praticantes: longas horas em pé, níveis altos e constantes de ruído, manuseamento de ferramentas de trabalho afiadas e de produtos químicos são alguns dos factores de risco diários a que um profissional está exposto (ver caixa de informação).

Apesar desta realidade da profissão, a tomada de iniciativas de informação e prevenção de riscos para a saúde num salão de cabeleireiro – tanto pelas entidades empregadoras como pelos profissionais – é geralmente inexistente ou insuficiente.

Por outro lado, um salão de cabeleireiro é também uma organização de trabalho. Como tal, carece de uma gestão dos seus recursos humanos que garanta uma cultura de trabalho colaborativa, respeitadora, e que permita a realização do potencial de cada um.

Resposta do FHAIR

A proposta de valor do FHAIR passa por criar um ambiente de trabalho que seja justo também para a equipa, além dos clientes e do meio ambiente.  Estamos a materializar esse objectivo e vontade de duas formas:

→ Criar uma estrutura de gestão adaptativa e participativa, que valoriza tanto o esforço como o desempenho de cada membro da equipa, bem como a equipa no seu todo.

→ Desenvolver em conjunto com a equipa e com o conhecimento na profissão a nível internacional um guia de “How to be FHAIR”, uma espécie de guia de boas práticas relacionadas com a segurança e saúde, a alimentação e o bem-estar, e a comunicação e comportamento que gostaríamos de ver e viver no FHAIR.

objectivo destas e de outras iniciativas que venham a surgir é de assegurar um ambiente de trabalho e práticas que privilegiam a saúde e bem-estar da equipa, suportadas por um diálogo aberto e activo entre os seus membros. Espera-se assim criar uma cultura de trabalho e de co-responsabilização acarinhada por todos, onde a equipa se sente estimulada e motivada, e que levará à adopção gradual de hábitos mais saudáveis tanto dentro como fora do salão.

ECO-SALÃO

MEDIDAS PARA MONTAR UM ECO-SALÃO

Montar um eco-salão pode facilmente tornar-se numa tarefa complexa. Usámos como inspiração e ponto de partida o guia Eco-Salão elaborado em 2012 pela Davines em conjunto com 20 salões pioneiros em matéria de sustentabilidade. O livro oferece um resumo rico de algumas das lições ímpares que a Davines aprendeu conjuntamente com esses salões, bem como outras eco-dicas.

 

Em seguida apresenta-se as sugestões que foram incorporadas, as que não puderam ser implementadas e as que estão em apreciação de acordo com a legenda abaixo apresentada.

 

Legenda:

   Implementado na sua totalidade ou adaptado ao contexto local.

    Não implementado por razões de conceito, ou técnicas e práticas (por ex. limitações do edifício, contratuais);

Em apreciação com base na evolução do negócio, no perfil e hábitos dos clientes, e/ou em pesquisa;

REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR

Implementado

 Reutilize as embalagens Davines/EssentialHaircare como vasos de plantas.

 Use as luvas tantas vezes quanto possível antes de as eliminar.

 Se possível, considere utilizar o máximo de materiais reciclados ou reaproveitados para mobiliário e decoração, especialmente se puder apoiar empresas locais.

 Mantenha as janelas do salão limpas. Utilize o máximo de luz natural e reduza a fatura de eletricidade ao mínimo mantendo as janelas limpas. A luz natural é também ideal para ler a cor de cabelo do seu cliente.

 Evite utilizar itens descartáveis. Comprar itens feitos para durar é uma das formas mais simples para reduzir o desperdício e poupar a energia necessária para os eliminar.

 Mantenha as janelas do salão limpas. Utilize o máximo de luz natural e reduza a fatura de eletricidade ao mínimo mantendo as janelas limpas. A luz natural é também ideal para ler a cor de cabelo do seu cliente.

Use iluminação com baixa utilização de energia escolhendo lâmpadas CFL. Duram 10 vezes mais e usam menos 66% de energia que as lâmpadas incandescentes.

Não Implementado

  Se possível, instale painéis solares para produzir a sua própria energia.

  Use energias renováveis. Informe-se junto do seu fornecedor de energia local.

   Instale sistemas automáticos para controlar a temperatura no salão.

Em Apreciação

Ofereça descontos de reciclagem. Por exemplo, por cada embalagem vazia que o cliente traga de volta ao salão aplique um desconto na próxima compra de produto.

Estimule a reutilização de frascos de shampoo e outros produtos de revenda com programas especiais para encher de produto novamente.

   Procure organizações que lhe permitam fazer donativos de cabelo para projetos de limpeza ambiental.

Recomende aos seus clientes adquirir produtos de 1000ml para encherem tamanhos mais pequenos.

PAPEL, ÁGUA E PLANTAS

Implementado

 Faça limpeza com produtos amigos do ambiente.

 Produza oxigénio: utilize algumas plantas envasadas no seu salão. O oxigénio produzido pelas plantas ajuda a equilibrar as emissões de CO2.

 Diga adeus aos convites em papel e flyers e utilize apenas o email e as redes sociais.

 Utilize apenas as suas máquinas de lavar quando cheias.

 Forme os seus colaboradores sobre sustentabilidade através de reuniões mensais.

Desligue sempre a torneira enquanto realiza a massagem durante uma lavagem de cabelo.

 Leia sobre novas tecnologias. Sanitários com descarga de baixo consumo, sistemas de dupla descarga, alta eficiênciaenergética em máquinas de lavar roupa e loiça e filtros de torneira são sempre formas de poupar água.

 Lave a roupa com água fria. Utilizando as máquinas de lavar roupa num programa de água fria evita a produção de grandes quantidades de CO2.

 Em vez de oferecer aos clientes água engarrafada, invista num sistema de purificação conectado diretamente à canalização do seu salão e purifique a água da torneira.

 Corrija as torneiras com fugas. A manutenção da canalização é provavelmente a forma mais barata e fácil de poupar dinheiro.

Não Implementado

  Se tiver acesso, um jardim na cobertura irá oferecer isolamento natural no seu salão e uma grande fonte de plantas e vegetais para os seus clientes e staff.

  Encoraje os clientes a utilizar sacos de papel Davines, oferecendo-lhes um desconto em futuras compras se retornarem com o mesmo saco.

  Acumule a água da chuva para regar as plantas.

Em Apreciação

Mantenha-se perto da natureza! Com um pequeno espaço (interno ou externo) pode criar um jardim orgânico. Utilize as plantas para fazer o seu própriochá ou água aromatizada para os seus clientes.

Use um iPad em cada bancada para gerir as marcações e outras informações. É mais eficiente e vai poupar muito papel.

É adepto da moda? Experimente organizar noites ecochic periodicamente e peça aos seus clientes para trazerem roupas ou acessórios que já não usem para os trocar com outros clientes. Compras grátis!

Inspire os clientes a não utilizar os seus carros oferecendo um desconto se vierem ao salão de autocarro, bicicleta ou a pé.

Procuramos comprar bens e serviços para as necessidades diárias da equipa e para a actividade do salão nos bairros locais (Santos, Cais do Sodré, Bairro Alto, Chiado). Procuramos dar prioridade a serviços com os quais nos identificamos a nível de valores ou práticas, bem como a negócios familiares de tradição (por ex. drogarias).

Queremos assim contribuir para fortalecer a economia local e apoiar um ecossistema vibrante e diverso, onde se fomentam relações de reciprocidade e boa vizinhança.

O mapa apresenta os locais de que a nossa equipa faz uso, com maior ou menor regularidade, durante ou após o horário de funcionamento. Iremos actualizá-lo com o tempo.

ALIMENTAÇÃO

Natural Crave - Santos
Rua da Boavista, 32

Seg a Sex das 11:00 às 18:00;

Sáb (apenas Brunch) das 09:30 às 16:00;

Café Boavida

Rua do Poço dos Negros, 119

931 191 118

Ter, Qua e Sex 09.30-19.00;

Qui 09.30-21.30;

Sáb 10.00-17.00;

Café Tati

Rua do Poço dos Negros, 119

931 191 118

Ter, Qua e Sex 09.30-19.00;

Qui 09.30-21.30;

Sáb 10.00-17.00;

Popular da Bica - Restaurante e Snack-Bar

Rua de S. Paulo, 248

213 426 146

Seg a Sab: 07.00 às 22.00;

A Tabacaria - Tapas Bar

Rua de S. Paulo, 75/77

213 420 281

Seg a Qui: 15.00 às 02.00;

Sex: 15.00 às 03.00;

Sáb: 18:00 às 03:00;

Dom: 18:00 às 02:00;

Comoba

Rua de São Paulo 101

963 288 453

Seg a Dom: 07.30 às 19.30

LOJAS TRADICIONAIS

Perfumaria F. Martins, Lda

Rua de São Paulo, 210

213426083

Seg a Sab: 9.00 às 19.00;

JMTD Ferragens do Combro

Calçada do Combro, 3

213 476 762

Seg a sex: 9.30 às 13.00; 14.30 às 19.00;

Sab: 10.00 às 13.00;

Casa Travanca Capucho - Ferramentas e Ferragens

Rua da Atalaia, 111/113

213 424 181

Seg-Sex: 09.00-19.00;

Sáb: 09.00-13.00;

ECO LOJAS

Eco Vegan Concept Store

Dona Flor Café (café e bistrô)

Green Beans (mercearia vegan)

Sapato Verde (calçado, vestuário, cosméticos e produtos para casa)

Rua das Chagas, 31-33

924 216 519

Seg a Sab: 10.00 às 19.00;

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